VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA

ETI-Vinícius de Moraes.
Público Alvo:3°Ano das Séries Iniciais-Turma:030
Professora:Eliane Duarte

JUSTIFICATIVA:

O projeto procura aliar o prazer da leitura à busca de novos conhecimentos sobre a diversidade cultural do Brasil e do mundo. Com essa proposta elaboramos atividades em que os alunos protagonizem momentos de reflexão, conhecimento e ação, tendo como objetivo a conscientização e o respeito às diversas manifestações culturais.

Os trabalhos contemplam momentos individuais, em pares, em grupo. O sucesso do projeto torna-se realidade com a ação coletiva, já que integra as atividades desenvolvidas nas diferentes áreas do saber em um único produto final.

As atividades caracterizam-se pelo aspecto interdisciplinar, portanto, são correlacionadas e interdependentes. O projeto inicia-se com a leitura do texto e das imagens, formando o universo a ser interpretado e recriado. Posteriormente, os alunos interpretam o texto e o analisam em relação à cultura popular, regional e geográfica, aspectos que caracterizam os textos.

Os conhecimentos referentes às ciências exatas são explorados no aproveitamento de materiais recicláveis e em atividades em que cálculos e medidas se fazem necessários.

Os recursos tecnológicos são utilizados em pesquisas na internet, bem como para a apresentação dos conhecimentos adquiridos na elaboração e execução das atividades do projeto.


PROJETO INTERDISCIPLINAR:

A diversidade sociocultural nos contos infantis – releitura que se faz na tradução oral.

Conteúdos abordados:

Estruturas textuais: da narração,dissertação e descrição bem como; aspectos socioculturais, econômicos e geofísicos; uso de material reciclável e etc.

Temas Transversais:

Filosofia, Cidadania e Meio Ambiente.

Objetivos:

• Estabelecer relações entre a leitura e a realidade vivida;

• Promover o trabalho e a colaboração entre grupos;

• Conhecer manifestações culturais diferentes do seu contexto social;

• Respeitar as diferenças socioculturais;

• Protagonizar projetos escolares;

• Integrar o conhecimento advindo das diferentes áreas do saber;

• Valorizar e incentivar suas produções, a partir da socialização do conhecimento adquirido.

Obras correlacionadas:

As aventuras de Pinóquio. De Carlo Collodi. A leitura deste e de outros contos de fadas poderá incentivar o trabalho de recriação de histórias tradicionais de acordo com aspectos socioculturais. Coleção de fábulas de Esopo, essa coleção apresenta narrativas ricas em aspectos culturais e sociais, encantadas pelo tempo e reescritas de maneira simples.

CAIXA MÁGICA DA LEITURA:

Tal dinâmica, como ação do projeto, pretende ofertar ao maior número de alunos possível, o contato com a caixa mágica que contém número significativo de obras literárias infantis, de modo que possam manusear, ler, trocar informações e interpretar os textos lidos. Neste momento é explorado o trabalho em duplas e grupos, de forma que os alunos possam dialogar livremente.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR ÁREA DO SABER

DIÁLOGO COM A CLASSE SOBRE O PROJETO:

Explicar aos alunos que o objetivo principal da leitura das obras será a elaboração e apresentação do texto em linguagem oral, escrita e ilustrada. Para tanto, várias atividades serão desenvolvidas, principalmente em grupo. Dentre as atividades, os alunos farão leituras, interpretação, pesquisas sobre a origem dos textos lidos.

LINGUAGEM

1. Leitura do livro:

Antes da leitura da obra, recordar com os alunos a história do conto. Explicar-lhes que há muitas versões para a maioria dos contos. Portanto, os costumes, a cultura e o modo de vida são retratados nos contos de fada.

Disponibilizar um tempo para que façam a leitura individual do texto. Em seguida, propor a leitura expressiva (em voz alta).

Também nomear monitores dentre os próprios alunos,que em dupla auxiliarão no aprendizado da leitura com os alunos que ainda não decodificam a escrita das palavras,de modo que esses possam apreender , conhecer e viajar por esse mundo maravilhoso e fantástico.

2. Reescrita coletiva do texto com os novos diálogos:

Propor que a turma forme um novo texto que incorpore os diálogos e depoimentos criados pelos grupos e monitores. Em trabalho coletivo, selecionem os melhores diálogos dentre os apresentados, para que possam formar um texto único de recriação da história com diálogos. De acordo com a situação narrada, conforme os alunos forem indicando as falas dos personagens, escreva-as na lousa e peça que façam o mesmo nos cadernos.


CIÊNCIAS SOCIAIS

1. Origem do conto:

Trazer elementos característicos da cultura e do modo de vida dos personagens dos contos.

Estipular uma data para a apresentação dos resultados e para a realização de um debate. O debate terá como objetivo relacionar a versão do conto ao contexto sociocultural e econômico dos personagens.

2. Formação de material explicativo sobre o conto:

Ao divulgar a apresentação do conto, os alunos também poderão divulgar informações sobre a origem do conto. Sugerir a confecção de cartazes explicativos sobre a cultura e o modo de vida dos personagens. Após a apresentação, poderão reservar um momento para o debate sobre a sua origem sócio-histórica, compartilhando o conhecimento adquirido.

ARTES:

Criar , produzir e ilustrar a história;

Produção de HQ;

Confeccionar materiais e brinquedos com recicláveis.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

Confeccionar cartazes, no que diz respeito a preservação e conservação do meio ambiente, bem como no uso de materiais recicláveis.

TEMAS TRANSVERSAIS DIVERSIDADE CULTURAL:

Propor momentos de reflexão e debate sobre o contexto sociocultural dos contos infantis. O objetivo do debate centraliza-se na apreciação da diversidade cultural e no respeito ao modo de vida. O debate, ao final da apresentação deve refletir o alcance deste objetivo junto aos alunos participantes do projeto.

PORTUGUÊS:

Criação e produção de textos orais,narrativos,descritivos,e dissertativos ;

Reconto;

Relatórios;

Gramática;

Ortografia.

RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO

- Livros de literatura infantil;

- Gibis;

- Lâminas;

- TV;

- DVD de clássicos da literatura infantil;

- EVA

- TNT

- Data show

-Folhas de chamex

-Giz de cera

-Lápis de cor

-Tinta guache

-Tesoura

-DVD

-Microfone

-Som

-Caixa de som

-Filmadora

-Câmera fotográfica.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será desenvolvida a partir de depoimentos e comentários qualitativos e críticas construtivas, formuladas pelos alunos, visando melhorar o que foi apresentado. Serão observados aspectos gerais quanto à produção textual, expansão de vocabulário, interesse pela leitura, atenção e concentração.

0 comentários:

Postar um comentário

AS 5 MELHORES

.