A importância do envolvimento de pais e responsáveis no acompanhamento dos filhos nas atividades escolares

Já é assunto repetitivo a importância da presença dos pais no acompanhamento escolar dos filhos, por isso, na medida do possível, é imprescindível que haja reuniões de pais e responsáveis para a integração de todos.

Os registros das atividades são importantes para tal acompanhamento. Muitas vezes, os pais e responsáveis alegam desconhecimento do processo educativo de seus filhos, e uma das razões é de não ter registro dos acontecimentos.

Além disso, a integração dos pais e responsáveis pode ser feita por meio de informativos e recados mais rápidos. Isso cria a oportunidade de participação e organização da comunidade no processo de envolvimento com a escola.

Na verdade, são ações práticas e fáceis que podem estruturar tal envolvimento, como por exemplo, as atividades pedagógicas ,os festivais e eventos, atividades de final de semana, as conversas e trocas de mensagens, sendo assim uma forma bastante agradável e divertida de participação.
Os pais e os responsáveis precisam estar cientes do quanto podem contribuir no processo de crescimento e desenvolvimento da maturidade de seus filhos ao acompanharem suas atividades escolares.

Para a comunidade escolar, a educação passa a ser respeitada e torna-se legítima, imprescindível. Isso é bem diferente do ensino tradicional, das reuniões sem sentido e das atividades escolares como uma atividade largada, sem planejamento, sem condução, sem avaliação.

Quando se está aprendendo algo ou atuando de forma a buscar algum resultado, é importante receber incentivos de pessoas próximas, pois o conforto emocional traz tranquilidade ao sentir aceitação das pessoas que são importantes para nós. Principalmente, quando tratamos de crianças, o incentivo é fundamental.

O uso de informativos, para trazer os pais mais próximos dos estudos realizados pelos seus filhos, tem grande importância no desenrolar da educação e formação dos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário

AS 5 MELHORES

.